O Centro de Apoio à Vida Independente Horizontes foi convidado para partilhar a sua experiência ao nível do Serviço de Assistência Pessoal (SAP) que está a prestar desde junho deste ano, na conferência “ICAVi 2019 – Modelos de Vida Independente”, promovida pela Escola Superior de Santa Maria e pela Associação de Neuromusculares, no âmbito do Projeto de Investigação Centro Apoio Vida Independente.

Foi uma tarde bastante profícua, de partilha de metodologias, dificuldades e estratégias, onde para além do CAVI Horizontes e da APN, esteve também presente mais 1 dos 27 CAVI aprovados nas regiões Norte, Centro e Alentejo (AFUA), bem como um membro da Rede Europeia da Vida Independente (ENIL). Foi-nos dado a conhecer também a realidade vivida em Madrid (Oficina de Vida Independente). Foi possível perceber que apesar de realidades tão distintas, deparamo-nos com preocupações muito semelhantes, mas essencialmente que a ambição que nos une é a mesma – mostrar a importância da continuidade desta resposta, como uma parte crucial para assegurar a vida independente das pessoas com deficiência.

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) também esteve presente na conferência e deu a conhecer à plateia presente toda a legislação inerente à constituição e funcionamento dos CAVI.

O ponto alto desta conferência foi quando tivemos o prazer de ouvir testemunhos na 1.ª pessoa, onde 3 beneficiários/as e 3 assistentes pessoais partilharam a sua experiência vivida ao nível do SAP. Foi um testemunho carregado de emoção e onde percebemos que a assistência pessoal, apesar de ser tão recente no nosso país, já permitiu melhorias tão grandes na vida de tantas pessoas.

Que iniciativas deste género sejam mais frequentes!

Cerci 20191017 173926



premios
 facebook  youtube

donativos

Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário