Esta resposta constitui um importante e único recurso local, que possibilita o acompanhamento da população do Bairro da Ponte de Anta e disponibiliza às famílias um apoio efetivo que lhes possibilita o exercício das suas atividades profissionais e a gestão da vida quotidiana. É um serviço central e de fácil acesso onde se privilegia o contacto direto. Disponibiliza acompanhamento social e psicológico, faculta apoio escolar, proporciona atividades culturais, desportivas e recreativas. Tem uma mediateca onde se disponibiliza uma grande variedade de recursos, jogos, brinquedos, livros, novas tecnologias e uma grande diversidade de atividades de ocupação dos tempos livres. Facilita o encaminhamento para outras instituições, através da sua rede de parcerias. Fornece também informação variada e promove a cidadania.


No CC o/a cliente pode encontrar espaços de apoio abertos à comunidade, intervenções focalizadas na família, intervenções focalizadas no indivíduo e intervenções articuladas. Com os espaços de apoio abertos à comunidade fornece-se um conjunto de atividades que pretendem criar oportunidades de enriquecimento pessoal e social, direcionadas aos três grupos etários: crianças/jovens, adultos e idosos. As intervenções focalizadas na família consistem na operacionalização de serviços cujo/a cliente é a família como um todo, procurando-se articular respostas, encaminhamentos e atividades que favoreçam o desenvolvimento harmonioso da família. As intervenções focalizadas no indivíduo incluem todos os serviços e atividades projetados a partir das necessidades específicas do indivíduo, criando oportunidades de desenvolvimento em diferentes áreas do mesmo: cognitiva, afetiva, social, escolar e profissional. As intervenções articuladas consistem, tal como o próprio nome sugere, em intervenções que incluem mais do que um serviço ou atividade a apoiar o mesmo/a cliente.


Os serviços e atividades disponíveis no CC foram criados, essencialmente a partir das necessidades sentidas na população e de acordo com os objetivos gerais do departamento. Tendo em conta este pressuposto, os serviços e as atividades foram sendo alterados ao longo do tempo de existência do departamento (em funcionamento desde 1996), procurando-se adaptar em primeiro lugar às necessidades dos clientes, mas também às novidades culturais, científicas e tecnológicas, nomeadamente ao referencial da Qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (OMS).


As atividades em que a intervenção é maioritariamente familiar são: Gabinete de Apoio Integrado (GAI), Grupo de Pais, Banco de Ajudas Técnicas, Banco de Alimentos e Recursos, no entanto, estes, também podem ser ativados por pessoa singular. Existe apenas uma atividade de intervenção individual que é o Gabinete de Apoio Psicossocial (GAP). As restantes atividades são de trabalho em grupo - Sala de Apoio ao Estudo, Higiene e Saúde Oral, Clube de Artes Decorativas, Grupo de Mediação, Colónias de férias, Atelier de Modelismo, Mediateca & Espaço Internet, Atividades Socioculturais, e Aeróbica.


As atividades são na sua essência de frequência livre, nas quais os clientes podem participar se for do seu interesse. Podem, no entanto, existir situações, por exigência das entidades reguladoras, em que os clientes são vinculados à participação, sendo providenciado o respetivo acompanhamento.
O banco de ajudas técnicas e o banco de alimentos e recursos são atividades transversais à organização, apresentando-se nesta lista devido à sua frequente utilização neste departamento.

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário