No âmbito da prestação de cuidados fornecida pelo Serviço de Apoio Domiciliário da CERCI, iniciamos hoje um programa de intervenção com recurso à Terapia Multissensorial de Snoezelen. O mesmo será realizado em base mensal e com a duração de 6 meses. De momento, iniciaremos com um grupo de 2 clientes do serviço.
A Terapia Multissensorial de Snoezelen consiste na criação de um ambiente terapêutico, que alia lazer e relaxamento a experiências sensoriais agradáveis. É realizada numa sala equipada com material para estimulação sensorial, envolta em luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.
O envelhecimento é uma etapa marcada por mudanças e transformações fisiológicas, nomeadamente a nível sensorial (visão, audição, paladar), declínio cognitivo, e irritabilidade. Assim, a intervenção snoezelen permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, através de um ambiente multissensorial, regulado e controlado.
A referida intervenção tem como princípios orientadores e major:
• promover a autonomia, independência e funcionalidade ao nível de atividades essenciais do dia-a-dia do idoso como vestir-se/despir-se, tomar banho e deslocar-se;
• diminuir o risco de quedas nos vários contextos em que se encontra;
• fomentar a qualidade de vida e o bem-estar geral.
Tal poderá ser alcançado graças aos benefícios fisiológicos da intervenção, nomeadamente: estimular funções da visão, da audição, do paladar, olfativas, propriocetivas e do toque, promover o relaxamento mental e fisiológico, reduzir níveis de ansiedade, fomentar regulação emocional, diminuir comportamentos de hétero e de autoagressão, estimular a atenção e a concentração, promover funções de memória e pensamento lógico e coerente, fomentar níveis de consciência adequados, incentivar a linguagem dos clientes, melhoria da autoestima, diminuição/melhoria de sinais vitais como frequência cardíaca e respiratória, dor e pressão arterial.
{flike}