CapturarHoje, dia 24 de Outubro de 2019, assinala-se o “Dia Municipal para a Igualdade”, desde 2010 que centenas de organizações da economia social, escolas e autarquias de todo o país assinalam este dia, promovendo diferentes iniciativas.

No âmbito desta importante comemoração, o Centro de Atividades Ocupacionais da Cerciespinho, pretende também assinalar este dia, visto que o princípio da “Igualdade” baliza toda a intervenção desenvolvida pelo serviço. O CAO acredita que a pessoa com deficiência e ou incapacidade, pode ser autónoma mediante as suas competências, ser capacitada, e ter a participação cívica que está intrínseca a qualquer cidadão.

Por outro lado, pretende promover a inclusão social e combater o estigma social associado à deficiência, desenvolver atividades para os seus clientes que favoreçam a participação e a igualdade de oportunidades, bem como a informação e consciencialização da comunidade.

Face ao exposto, destaca-se uma das metodologias da resposta social, as Atividades Transversais de Inclusão – ATI. Um compromisso que o serviço estabelece anualmente com os seus clientes, que pretende sensibilizar para as práticas inclusivas e a aceitação da diversidade.

Portanto, em jeito de conclusão, numa perspectiva de promoção da igualdade, o CAO por ano promove em média mais de 50 Atividades Transversais de Inclusão para os seus clientes. Entre janeiro de 2019 à presente data garantiu 54 ATI´s, organizadas da seguinte forma: 23 festas tradicionais e ações recreativas; 6 espetáculos e atuações públicas; 13 atividades desportivas; 12 ações de sensibilização e socioculturais.

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário